Comunicação: ainda hoje um desafio para
a evangelização.
“Cristo
é a Comunicação plena entre Deus e os homens. Mas, também, enquanto Palavra do
Pai dirigida a nós, é “O perfeito Comunicador”.”( DECOS-CELAM, 1984, p.1)
A comunicação é algo inerente ao
ser humano. “Comunicação é uma palavra que vem do latim comunicare que quer
dizer “tornar comum”...com o fim de estabelecer comunhão com o outro...
Portanto, o ser humano é comunicação pois, para existir, precisa comunicar-se.
Comunicação é necessidade social.” (CUNHA – 2014, p. 18)
O surgimento da escrita marca o início da história,
a invenção da técnica de imprimir ilustrações, símbolos e a própria escrita,
promove a possibilidade de tornar a informação acessível a um número cada vez
mais crescente de pessoas, alterando assim o modo de viver e de pensar de uma
sociedade.
Nossa
reflexão começa cerca de 4.000 a.C, a evolução da escrita iniciou-se com o
papiro. Em seguida, surgiu o pergaminho. No século II os chineses inventaram o
papel. Mas a expansão da escrita começou a torna-se realidade quando em 1450 o
alemão Gutemberg inventou o prelo. (GILBERTO, 1986) A partir daí foram surgindo
novas tecnologias como o telégrafo que permitia a comunicação à distância.
A
chamada Era da Comunicação de Massa inicia-se no século XIX, com jornais, com o
aparecimento das mídias eletrônicas, ou seja, comunicação de massa é aquela
destinada ao grande público, tendo a sua maior adoção com o surgimento do
cinema, rádio e televisão, o que pode criar uma indústria cultural.
“E finalmente surgi a Era dos
computadores ou era da informação – surge com a popularização dos computadores
no uso quotidiano dos indivíduos. Essa é a era recente em que o computador
ainda está a transformar a sociedade, como os outros meios transformaram as
outras eras.” (EVOLUÇÃO DAS COMUNICAÇÕES, 2009, p. 4)
A
utilização da comunicação
Como
os cristãos estão inseridos na humanidade, não haveria o porquê e nem como de estarem
de fora ou não fazerem parte do processo de comunicação e sua evolução. A
comunicação foi, é e será, o maior meio de transmitir e propagar o evangelho. Desta
forma os cristãos sempre se utilizaram dos meios de comunicação.
Quando
estudamos a Sagrada Escritura podemos aprender que o primeiro meio de
transmissão de todos os valores éticos, culturais e morais, que eram passados de
geração em geração ocorria através da tradição oral. Em seguida o próprio Deus
manda Moisés escrever os acontecimentos (Êxodo 17:14).
Quando do surgimento da igreja primitiva, devido às perseguições, era utilizado
símbolos em forma de peixe para demarcar o local de encontro dos cristãos da
época.
John
Wesley, além da pregação ao ar livre, também utilizava-se de jornais, revistas
e panfletos para transmitir suas mensagens. Quando do surgimento da TV, as
igrejas utilizaram-se desse espaço para promover, na forma da comunicação de
massa, a propagação do evangelho. E com o surgimento dos computadores (blogs e
sites) e suas redes sociais, não seria diferente.
A sociabilização cristã e o evangelismo através
da comunicação.
Como
podemos observar a comunicação é algo em constante transformação. Cada vez mais
a comunicação alcança o maior número de pessoas em um espaço de tempo cada vez
menor. E nesta evolução a igreja sempre esteve presente, utilizando-se destes
meios para propagar a mensagem e estabelecer a comunicação entre as comunidades
de fé mais distantes.
Neste
processo de comunicar a igreja, de forma direta ou indireta, mostra-se para a
sociedade, envolve-se em suas questões tornando-se parte dela. O aprendizado da
linguagem utilizado pelos meios de comunicação, a aquisição de hábitos de
sociabilidade, a aceitação de um código de conduta faz da comunicação um meio
de sociabilização.
Contudo,
a comunicação, ainda nos dias de hoje, é mal utilizada pela igreja. Como bem
dito pela professora Magali “As igrejas, em geral, nunca rejeitaram as mídias. Compreendendo
o processo da comunicação mais como um movimento de convencimento do outro do que
como possibilidade de comunhão.” (CUNHA, 2014, p. 2).
A
maior dificuldade de evangelização nos tempos atuais, através das mídias,
encontra-se basicamente em três pontos. Primeiro, o tipo de linguagem utilizada
não trás a pessoa a uma proximidade. Mesmo que se consiga convencê-la não
consegue-se uma aproximação com seu ser. Em outro extremo temos a banalização
do Evangelho, este segundo ponto, remete diretamente a vida e a conduta dos que
utilizam os meios de comunicação. A mesma pessoa que prega e anuncia o
Evangelho e a mesma que aprece defraudando essa mensagem com suas ações e
colocações. Por último, não aprendemos a nos comunicar como Jesus, precisamos
reaprender a nos comunicarmos. Passamos horas em frente aos meios de
comunicação (face boock, twitter, etc.), mas esquecemos de que o ser humano não
é uma máquina. Se os discursos midiáticos fossem eficazes em transmitir uma
mensagem que é baseada no amor, aonde a mensagem chegasse, haveria uma
transformação fazendo deste o melhor meio de evangelismo em massa. Conduto, e
aqui está o maior desafio para uma era midiática, como a mensagem do Evangelho
é baseada no amor é necessário que a igreja saia para as ruas. É necessário o
corpo a corpo, o aperto de mão o olho no olho; Estes são os melhores meios de
se transmitir uma mensagem baseada no amor. Onde o outro deixa de ser apenas um
receptor e torna-se a parte mais importante desse processo de comunicação.
C.
S. Beardslee assim se expressou sobre Jesus: "Sua grande alma deu lugar
bem grande para que o Espírito Santo o ungisse inteira e completamente...
Olhando para os olhos dele, você vê a luz em sua inteireza...Ele tinha
ilimitadas reservas de verdade, de majestade, de beneficência, de entusiasmo,
de paciência, de persistência, de longanimidade... Ele mostrou aos que
dependiam de outros como deviam confiar; aos servos, como servir; aos governadores,
como dirigir; aos vizinhos, como serem amigos; ao necessitado, como orar; ao
sofredor, como suportar; e a todos os homens, como morrer... Ele é o ensino
modelar para todas as épocas." (PRICE, 1980, p.7).
Comunicamo-nos
o tempo todo e a todo o tempo. Mas não seria hora de aprender com Jesus o que é
comunicar-se? Como um homem que segundo Isaías “não tinha beleza nem formosura
e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos..”(Isaías 53:2)
conseguia conquistar tantas pessoas? A chave deve ser por ele sempre se
preocupar com o próximo. Onde a comunicação era o meio pelo qual Jesus os
alcançava.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BRAGANÇA, Isabel - Evolução das Comunicações - Centro Novas Oportunidades-Escola
Secundária DR Solano de Abreu-EFA CCLC- Cultura, Língua e Comunicação, 2009
CUNHA, Magali do Nascimento - A fé cristã na era das redes digitais -
Revista Cristianismo Hoje. Ano 7, n. 41, junho-julho, 2014
CUNHA, Magali do Nascimento - Guia de Estudos –UMESP EAD
DECOS-CELAM - Cristo: o perfeito comunicador e o perfeito receptor – Extraído
e adaptado de DECOS-CELAM. Para uma Teologia da Comunicação na América Latina,
Petrópolis: Vozes, 1984.
GILBERTO, Alberto – A Bíblia através dos séculos - Casa Publicadora das Assembleias de
Deus, 1986
Adriano
Silva Fermiano é acadêmico do Curso de Bacharel em Teologia da Universidade
Metodista de são Paulo.
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