sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Comunicação: ainda hoje um desafio para a evangelização.

Comunicação: ainda hoje um desafio para a evangelização.
“Cristo é a Comunicação plena entre Deus e os homens. Mas, também, enquanto Palavra do Pai dirigida a nós, é “O perfeito Comunicador”.”( DECOS-CELAM, 1984,  p.1)
A comunicação é algo inerente ao ser humano. “Comunicação é uma palavra que vem do latim comunicare que quer dizer “tornar comum”...com o fim de estabelecer comunhão com o outro... Portanto, o ser humano é comunicação pois, para existir, precisa comunicar-se. Comunicação é necessidade social.” (CUNHA – 2014,  p. 18)
O surgimento da escrita marca o início da história, a invenção da técnica de imprimir ilustrações, símbolos e a própria escrita, promove a possibilidade de tornar a informação acessível a um número cada vez mais crescente de pessoas, alterando assim o modo de viver e de pensar de uma sociedade.
Nossa reflexão começa cerca de 4.000 a.C, a evolução da escrita iniciou-se com o papiro. Em seguida, surgiu o pergaminho. No século II os chineses inventaram o papel. Mas a expansão da escrita começou a torna-se realidade quando em 1450 o alemão Gutemberg inventou o prelo. (GILBERTO, 1986) A partir daí foram surgindo novas tecnologias como o telégrafo que permitia a comunicação à distância.
A chamada Era da Comunicação de Massa inicia-se no século XIX, com jornais, com o aparecimento das mídias eletrônicas, ou seja, comunicação de massa é aquela destinada ao grande público, tendo a sua maior adoção com o surgimento do cinema, rádio e televisão, o que pode criar uma indústria cultural.
“E finalmente surgi a Era dos computadores ou era da informação – surge com a popularização dos computadores no uso quotidiano dos indivíduos. Essa é a era recente em que o computador ainda está a transformar a sociedade, como os outros meios transformaram as outras eras.” (EVOLUÇÃO DAS COMUNICAÇÕES, 2009, p. 4)
A utilização da comunicação
Como os cristãos estão inseridos na humanidade, não haveria o porquê e nem como de estarem de fora ou não fazerem parte do processo de comunicação e sua evolução. A comunicação foi, é e será, o maior meio de transmitir e propagar o evangelho. Desta forma os cristãos sempre se utilizaram dos meios de comunicação.
Quando estudamos a Sagrada Escritura podemos aprender que o primeiro meio de transmissão de todos os valores éticos, culturais e morais, que eram passados de geração em geração ocorria através da tradição oral. Em seguida o próprio Deus manda Moisés escrever os acontecimentos (Êxodo 17:14). Quando do surgimento da igreja primitiva, devido às perseguições, era utilizado símbolos em forma de peixe para demarcar o local de encontro dos cristãos da época.
John Wesley, além da pregação ao ar livre, também utilizava-se de jornais, revistas e panfletos para transmitir suas mensagens. Quando do surgimento da TV, as igrejas utilizaram-se desse espaço para promover, na forma da comunicação de massa, a propagação do evangelho. E com o surgimento dos computadores (blogs e sites) e suas redes sociais, não seria diferente.
A sociabilização cristã e o evangelismo através da comunicação.
Como podemos observar a comunicação é algo em constante transformação. Cada vez mais a comunicação alcança o maior número de pessoas em um espaço de tempo cada vez menor. E nesta evolução a igreja sempre esteve presente, utilizando-se destes meios para propagar a mensagem e estabelecer a comunicação entre as comunidades de fé mais distantes.
Neste processo de comunicar a igreja, de forma direta ou indireta, mostra-se para a sociedade, envolve-se em suas questões tornando-se parte dela. O aprendizado da linguagem utilizado pelos meios de comunicação, a aquisição de hábitos de sociabilidade, a aceitação de um código de conduta faz da comunicação um meio de sociabilização.
Contudo, a comunicação, ainda nos dias de hoje, é mal utilizada pela igreja. Como bem dito pela professora Magali “As igrejas, em geral, nunca rejeitaram as mídias. Compreendendo o processo da comunicação mais como um movimento de convencimento do outro do que como possibilidade de comunhão.” (CUNHA, 2014, p. 2).
A maior dificuldade de evangelização nos tempos atuais, através das mídias, encontra-se basicamente em três pontos. Primeiro, o tipo de linguagem utilizada não trás a pessoa a uma proximidade. Mesmo que se consiga convencê-la não consegue-se uma aproximação com seu ser. Em outro extremo temos a banalização do Evangelho, este segundo ponto, remete diretamente a vida e a conduta dos que utilizam os meios de comunicação. A mesma pessoa que prega e anuncia o Evangelho e a mesma que aprece defraudando essa mensagem com suas ações e colocações. Por último, não aprendemos a nos comunicar como Jesus, precisamos reaprender a nos comunicarmos. Passamos horas em frente aos meios de comunicação (face boock, twitter, etc.), mas esquecemos de que o ser humano não é uma máquina. Se os discursos midiáticos fossem eficazes em transmitir uma mensagem que é baseada no amor, aonde a mensagem chegasse, haveria uma transformação fazendo deste o melhor meio de evangelismo em massa. Conduto, e aqui está o maior desafio para uma era midiática, como a mensagem do Evangelho é baseada no amor é necessário que a igreja saia para as ruas. É necessário o corpo a corpo, o aperto de mão o olho no olho; Estes são os melhores meios de se transmitir uma mensagem baseada no amor. Onde o outro deixa de ser apenas um receptor e torna-se a parte mais importante desse processo de comunicação.
C. S. Beardslee assim se expressou sobre Jesus: "Sua grande alma deu lugar bem grande para que o Espírito Santo o ungisse inteira e completamente... Olhando para os olhos dele, você vê a luz em sua inteireza...Ele tinha ilimitadas reservas de verdade, de majestade, de beneficência, de entusiasmo, de paciência, de persistência, de longanimidade... Ele mostrou aos que dependiam de outros como deviam confiar; aos servos, como servir; aos governadores, como dirigir; aos vizinhos, como serem amigos; ao necessitado, como orar; ao sofredor, como suportar; e a todos os homens, como morrer... Ele é o ensino modelar para todas as épocas." (PRICE, 1980, p.7).
Comunicamo-nos o tempo todo e a todo o tempo. Mas não seria hora de aprender com Jesus o que é comunicar-se? Como um homem que segundo Isaías “não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos..”(Isaías 53:2) conseguia conquistar tantas pessoas? A chave deve ser por ele sempre se preocupar com o próximo. Onde a comunicação era o meio pelo qual Jesus os alcançava.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BRAGANÇA, Isabel - Evolução das Comunicações - Centro Novas Oportunidades-Escola Secundária DR Solano de Abreu-EFA CCLC- Cultura, Língua e Comunicação, 2009
CUNHA, Magali do Nascimento - A fé cristã na era das redes digitais - Revista Cristianismo Hoje. Ano 7, n. 41, junho-julho, 2014
CUNHA, Magali do Nascimento - Guia de Estudos –UMESP EAD
DECOS-CELAM - Cristo: o perfeito comunicador e o perfeito receptor – Extraído e adaptado de DECOS-CELAM. Para uma Teologia da Comunicação na América Latina, Petrópolis: Vozes, 1984.
GILBERTO, Alberto – A Bíblia através dos séculos - Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1986

Referências bíblicas utilizadas - https://www.bibliaonline.com.br – Acessado em 19/09/2014
Adriano Silva Fermiano é acadêmico do Curso de Bacharel em Teologia da Universidade Metodista de são Paulo.

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